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    MEDICA consolida internacionalização da indústria brasileira de equipamentos médicos

    03/12/2013 às 16h48

    Feira é o principal evento internacional do setor de serviços e produtos médicos do mundo

    Bons contatos comerciais internacionais estão se tornando cada vez mais importantes para os fabricantes de produtos médicos. Somente aqueles que estão bem posicionados no plano internacional são capazes de equilibrar os pontos fracos nos mercados individuais e de obter lucro em longo prazo em um mercado que, visto globalmente, está crescendo. Essa é a principal mensagem transmitida depois de quatro dias da feira MEDICA, o maior evento do mundo na área médico-hospitalar, realizada entre 20 e 23 de Novembro. 

    Segundo dados da organização do evento, mais da metade dos cerca de 130 mil visitantes profissionais vieram do exterior, totalizando 120 países. Dos 4.641 expositores, representando 66 países, os visitantes obtiveram informações sobre novas tecnologias da área da saúde e lançamentos de produtos médicos de alta qualidade.

    Realizada em Düsseldorf, na Alemanha, esta edição da feira MEDICA mais uma vez, foi a vitrine mundial dos lançamentos na área de saúde. 

    Pelo 12º ano o Brasil marcou presença e garantiu grande visibilidade na MEDICA, com a maior participação do país desde que iniciou sua exposição internacional na feira. O pavilhão brasileiro de 612m², organizado pelo Projeto Brazilian Health Devices (BHD), parceria da ABIMO com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), contou com 52 empresas. 

    “Nós tivemos na última década uma participação maravilhosa do Brasil. Nesta edição da MEDICA, temos mais de 50 empresas brasileiras participando da feira e nós  prestigiamos esta presença. Se tivéssemos mais espaço teríamos mais participação do Brasil”, avalia o CEO da Messe Düssedorf,  Joachim Schäfer.  

    Além do pavilhão principal, pela primeira vez, o Brasil foi representando por 4 empresas na área da feira exclusivamente dedicada a Laboratórios e Diagnóstico, no hall 3. O objetivo, além de fortalecer a imagem do Brasil como um fornecedor de produtos para laboratório, foi estabelecer negócios mais efetivos para as empresas deste setor afinal, é neste pavilhão onde se encontram os principais players mundiais da cadeia de diagnóstico”. A nova localização foi muito boa estrategicamente”, diz o gerente comercial da Wama Diagnóstica, João Carlos Montagnini.

    “A MEDICA é um evento de referência, com enorme valor institucional, tendências de mercado e serve, também, para a avaliação da concorrência”, explica o supervisor de exportação da Baumer, Marcelo Cunha. “A participação nessa feira é indispensável no processo de internacionalização”.

    A prospecção de novos mercados é sempre um objetivo a ser alcançado pelas empresas participantes da MEDICA. Para o diretor comercial da CBEMED, Renato Rigoni, a presença é realmente importante: “Recebemos clientes de todas as partes do mundo e é sem dúvida a melhor oportunidade para conhecer e ser conhecido no cenário internacional”, diz.  

    AÇÕES

    Para a edição deste ano, mantendo a tradição, foi realizado no pavilhão brasileiro o Brazilian Happy Hour, no segundo dia de feira. O objetivo do Happy Hour é oferecer um espaço agradável e informal para que as empresas brasileiras tenham oportunidade de relacionarem-se com seus clientes internacionais. Além disto, com música e comidas brasileiras, os parceiros comerciais vivenciam ali um pedacinho do Brasil. “Tivemos mais de 500 pessoas participando”, comemora Clara Porto, coordenadora de Promoção Comercial da ABIMO. “O Happy Hour já é esperado pelos participantes”.

    Além do Brazilian Happy Hour, o Brazilian Health Devices premiou alguns empresários com uma viagem ao Brasil,  durante jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014. Os sorteados irão  cumprir uma agenda de negócios com empresas brasileiras e visitarão o país durante este importante evento esportivo internacional. Os vencedores foram um comprador espanhol, cliente da empresa brasileira Traumec, e um comprador russo, cliente da Baumer. 

    “O importante, todos os anos, é levar, além de inovações tecnológicas de produtos, atrativos diferenciados para o pavilhão brasileiro”, comenta Clara. “A MEDICA é com certeza uma das principais ferramentas do projeto para atingir a meta de US$ 1 bilhão em exportações até 2015.” 

    LANÇAMENTOS

    Desde que se decidiu pelo posicionamento no mercado internacional, a HPBIO tem sofrido profundas mudanças fomentadas por altos investimentos. Desde o processo de produção, desenvolvimento de fornecedores até o design de produtos e embalagens, os processos da HP foram impactados por melhorias em nome da competitividade e do posicionamento. O investimento atual é em novos produtos que buscam tecnologia de ponta para melhor servir a saúde. Este ano, eles apresentaram dois lançamentos na MEDICA: o Sistema de Drenagem Externo em sua versão econômica e o kit para gastrostomia percutânea. “A Medica sempre atendeu às expectativas quanto ao público e à exposição da marca HPBIO. A cada ano colhemos cada vez mais os frutos dessa evidência”, diz Flavia Rodrigues Carvalho, analista da área de exportação da empresa.

    A Magnamed iniciou suas exportações efetivamente em 2011 e com a participação na feira MEDICA, conseguiu alcançar mercados importantes como o da África do Sul, que é hoje seu principal cliente. “Encontramos empresas de diferentes países com grande chance de iniciar parcerias e reforçamos aquelas já efetuadas em edições passadas”, diz o gerente de exportação, Reginaldo Damião.

    Desde a primeira participação na feira Medica a Sismatec tem desenvolvido bons contatos e aberto portas de grandes oportunidades pelo mundo. Essa foi a sua décima participação e a empresa levou à Alemanha seu Foco de Led com tecnologia 100% brasileira. “Para comemorar o bom trabalho, a empresa celebrou usufruindo o status de empresa convidada pelo governo Dinamarquês para uma rodada de negociação em Copenhague”, conta Vanessa Machado, supervisora de vendas da empresa. “O evento aconteceu após a feira para um seleto grupo de empresas brasileiras”. 

    A MMO lançou um novo produto durante a MEDICA. O LINCE, um equipamento para diagnóstico e tratamento de câncer de pele por fluorescência óptica e terapia fotodinâmica, veio acompanhado de toda linha de produtos de fototerapia, em busca de distribuidores especializados.  A empresa vem investindo dentro do escopo de sua expertise, no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, design e certificações internacionais; além da prospecção de clientes e participação em eventos internacionais.  Segundo Luciano Bagnato, gerente de marketing, no ano de 2014 a MMO tem a expectativa de reativar o mercado externo com diversos lançamentos em novos segmentos do mercado Healthcare.

    A Instramed está atuando em uma estratégia de abertura de mercados no Leste Europeu e, para aumentar as vendas internacionais, está investindo em mais funcionários no setor de exportação. “A presença da Instramed na Médica tem sido bastante proveitosa para encontrar nossos clientes e, também, fazer novas prospecções”, diz Marcia Kruse, supervisora de exportação da empresa. “Também é muito importante o contato com o público, que sempre tem alguma informação ou necessidade importante, que nos leva a repensar e planejar nossos lançamentos de produtos”. 

    As feiras internacionais também tem suma importância no desenvolvimento da Olidef, que sempre colhe bons frutos nestes eventos, em especial na feira MEDICA. A empresa está investindo em novos equipamentos e tecnologias, com a introdução de novos produtos no mercado até o fim do ano e levou à feira a nova incubadora de transporte RWT-Plus.

    A Neoortho tem planos de intensificar as prospecções de negócios na Europa, assim como expor novos produtos. Por isso, os produtos recém-lançados no mercado nacional,  para tratamentos de fraturas femorais trocantéricas, e coluna cervical, compõe a linha de produtos internacional de 2014.  “Todas as edições da MEDICA foram benéficas, de maneira geral, para que fosse criada uma identidade da marca no cenário mundial, mesmo com altos e baixos”, conta Mayton Augusto Chacon, do departamento de comércio exterior. 

    Além das empresas presentes no pavilhão brasileiro, três participantes do Projeto Brazilian Health Devices estiveram com stands próprios, em setores específicos na feira: Carci, Fanem e Labtest. 

    “A participação da Fanem é estratégica e tem como objetivo aumentar a visibilidade da marca e apresentar os produtos da empresa como uma alternativa inovadora e de excelente relação custo / benefício”, explica Djalma Rodrigues, diretor executivo da Fanem. Os destaques deste ano foram os produtos lançados na feira, principalmente a Unidade Híbrida Duetto 2386 e as centrífugas Excelsa i 2206 e Excelsa Flex 3400. Também ocorreu a apresentação do software de monitoramento das câmaras de conservação Fanem, controlado por rede local ou internet, o Softchamber. “O software trouxe aos visitantes uma nova face do stand da Fanem que está alinhada com os melhores competidores internacionais”, comemora Rodrigues. 

    Para a analista de marketing de produto da Labtest, Joana Moretzsohn, participar de uma feira como a MEDICA funciona como um reforço de um posicionamento que vem sendo adotado pela empresa: o de estar presente em todo o mundo. A empresa é líder do segmento no Brasil e vem acompanhando as tendências e o crescimento dos mercados interno e externo, estabelecendo parcerias com instituições internacionais e ampliando sua atuação. “Nossa presença foi institucional, para atender aos clientes e parceiros, e prospectar novos negócios”, conta. 

    “A expectativa da Carci era de reforçar o contato com os clientes que já possui, assim como poder abrir novos mercados”, conta o supervisor de comércio exterior, Persio Carleto. A empresa expõe na Medica desde 1996 e busca, com sua participação, a posição de fornecedor mundial de produtos para fisioterapia. “Esse ano apresentamos um upgrade de qualidade e funções em produtos já existentes”, explica.

    REUNIÕES

    O presidente executivo da ABIMO, Paulo Fraccaro, a gerente de exportação, Paula Portugal e o gestor de projetos da Apex-Brasil, André Limp reuniram-se com alguns representantes de entidades-chave no decorrer da feira.

    Os representantes realizaram encontros com as delegações de Quebec e de Ontário - ambas províncias do Canadá, com a Germany Trade & Invest, a agência de desenvolvimento econômico da Alemanha, que estava em busca de empresas brasileiras com interesse no país; com a Norgenta, a associação similar à ABIMO para a região do Norte da Alemanha, além de encontrarem parceiros do Reino Unido e Espanha, entre outros.

    A equipe do Brazilian Health Devices na Medica também se encontrou com o presidente do Texas Medical Center, o maior centro médico do mundo, com conjuntos de instalações clínicas, hospitais, universidades e institutos de pesquisa. As empresas brasileiras foram convidadas para conhecer o Texas Medical Center, que se situa em Houston, EUA.

    PARCERIA COM A HOSPITALAR

    Em sua mais importante ação de divulgação internacional e fortalecimento do relacionamento com compradores, distribuidores, fornecedores, expositores, profissionais e lideranças, a HOSPITALAR participou da MEDICA com dois stands – um individual e outro no Pavilhão Brasileiro,  organizado pela ABIMO. Os dirigentes da feira aproveitaram a ocasião para reforçar o relacionamento com os principais players da cadeia produtiva do setor e participar de reuniões com lideranças governamentais e da saúde internacional. “Estamos presentes na MEDICA há mais de vinte anos e a cada edição fortalecemos a posição da HOSPITALAR como um grande momento de negócios não apenas para o Brasil e a América Latina, mas para todo o mercado mundial de saúde. Com metade dos seus expositores estrangeiros (representando 37 países), a HOSPITALAR oferece no primeiro semestre do ano uma alternativa complementar de abastecimento para o mercado global”, destaca a presidente da HOSPITALAR,  Waleska Santos.

    Para o coordenador de vendas da HOSPITALAR, Fábio Stringhini, o stand no grupo da ABIMO possibilitou momentos de relacionamento com os fabricantes brasileiros. “Algumas empresas adiantaram que já estão se preparando para a 21ª HOSPITALAR com novidades e lançamentos”, disse.

    RESULTADOS 

    Como resultado da participação brasileira, foram realizadas 2600 reuniões com potenciais clientes de mais de 100 países, alcançando o montante de US$ 2 milhões em negócios fechados durante a feira com 39 países, sendo que os principais compradores  vieram da Alemanha, África do Sul, Turquia, Portugal e países do Oriente Médio. A expectativa de negócios para 12 meses, em decorrência dos contatos feitos na feira, atinge mais de U$ 15 milhões.

    Fonte: Brazilian Health Devices

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